segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ensaios geniais

Uma das maravilhas de estar na Europa é poder estar em contato com a história e a arte o tempo todo. Domingo, estive no museu Reina Sofía e pude apreciar obras de Miró, Salvador Dalí e Picasso.

Dezenas de pessoas se amontoavam para ver o quadro Guernica, uma das pinturas mais famosas do mestre do cubismo. Como não era permitido tirar fotos de perto, passei alguns minutos ali, absorvendo todas informações expostas diante dos meus olhos.

Achei fantástico, mas confesso que me encantei mesmo com uns pequenos quadros, expostos em uma ante sala, que continham ensaios que Picasso fez para criar Guernica. Há rabiscos de cavalos, touros, cabeças humanas, mãos empunhando espadas...

Enquanto todo mundo se acotovelava diante da obra orginal, fiquei ali, sozinha, divagando no processo de criação de um gênio. Não sei se vocês vão achar tão interessante quanto eu, mas vou mostrar aqui um pouquinho deste ensaios:






E aí abaixo está o quadro original, de lado e de longe, por causa da proibição de fotos

5 comentários:

  1. Com certeza vc acabou aproveitando mais do que todos, pois viu os ensaios e a obra pronta.O seu comentário sb a Europa é a mais pura verdade; respira-se cultura, para qq lado que se olhe, vê-se cultura e belezas que a ponta da caneta não consegue, muitas vezes, traduzir. Guarde essas imagens pra sempre querida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho que a volta vai ser dura... Marginal Pinheiros, Tiête, PT, Lula e etc... Respire fundo e vai em frente. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Seus textos estão me fazendo sonhar com a Espanha... sério!!! Obrigado por compartilhar cada momento... é simplesmente incrível! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, gente....às vezes juro que me emociono ao pensar na oportunidade que estou tendo. O único pesar é não poder estar vivendo isso do lado das pessoas que amo....mas acho que pelo blog consigo compartilhar um pouquinho essa experiência, né?

    Li, no fds vou a Portugal. Espero te deixar com vontade de ir pra lá também! rs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Você está compartilhando cada momento e tenho certeza que todas as pessoas que visitam seu blog sente-se parte dessa viagem tão incrível! Nossa... Portugal deve ser lindo! Tenho uma prima/amiga que mora lá e ela adoraaaaaa...rs. Conte-nos tudo sobre Portugal tb.rs! Bjs

    ResponderExcluir