segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ora pois!

Sinto que emagreci um pouco desde que cheguei a Madrid, há 15 dias. Mas devo ter recuperado boa parte deste peso durante meu fim de semana em Portugal. Comi muito bem!!!

A farra gastronômica começou logo pelo sábado de manhã, quando comemos um doce chamado Bola de Berlim. É algo parecido com um sonho, mas mais saboroso, e creio que ainda mais calórico.

No almoço, conseguimos comer algo saudável e gostoso ao mesmo tempo. Sardinhas assadas. Elas são servidas inteiras, do jeito que foram tiradas do mar, então há algumas coisas estranhas dentro delas, mas ainda assim são deliciosas!

Na parte da tarde, comemos pastéis de Belém no lugar mais tradicional de Lisboa, que existe desde 1837! Ô doce bom!!!! Fiquei com inveja dos portugueses que podem comprar essas delícias para comer no lanchinho da tarde, sempre que sentirem vontade....

À noite, jantamos na casa de um casal brasileiro, que vive em Portugal faz 9 anos. O cardápio incluía bacalhau, carne assada com batatas, arroz e..........feijão!!!!!!!!! Quase chorei de emoção quando vi a panela....que saudade que eu tava!

Bom, apesar de eu ter comido tanto, me sobrou tempo para conhecer os pontos turísticos do país, acreditem! Vi muita coisa linda!

Em Lisboa, as casas e edifícios não são tão conservados quanto os da Espanha. As ruas não são planas e se cruzam em pequenos e confusos becos, mas tudo isso dá um charme maior ao local. O rio Tejo deixa as principais atrações turísticas da cidade, como o Monumento ao Descobrimento e a Torre de Belém, ainda mais bonitos!

As cidades do interior de Portugal também guardam lugares lindos! Pude conhecer o santuário de Fátima, onde fiquei muito emocionada ao ver diversas pessoas chegando ao local de joelhos, pagando promessas.

Em Mira de Aire é possível visitar uma gruta fantástica! Já no farol de Nazaré, admirei uma vista espetacular do mar.

Amei a viagem! Antes de vir a Europa, não tinha a mínima vontade de conhecer Portugal. Mas gostei tanto, que voltaria com mais tempo para conhecer melhor os tantos cantinhos interessantes do país...

Lisboa vista do Castelo de São Jorge


As deliciosas sardinhas exigem muita habilidade para tirar as espinhas


Pastéis de Belém!!!!!!! Huuuuuuuum.....


Torre de Belém, que fica na beira do lindo rio Tejo


Comidinha caseira....bom demais!

Vista fantástica do farol de Nazaré
Mosteiro de Santa Ana, construído em 1388, na cidade de Batalha

5 comentários:

  1. Ora pois, que lindo!!! Já adorei Portugal também!!
    Olha, dei muita risada ao ler "coisas estranhas dentro das sardinhas"...rolei de rir!!!!
    Tinha visto uma reportagem sobre os verdadeiros e originais pasteizinhos de Belém, que prima chiquérrima, agora os provou de verdade!!!!
    Lindas paisagens prima...nossa que delícia! Essa foto do Farol de Nazaré está SENSACIONAL...sim, essa continua sendo A palavra!!
    Sds!!! Besos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida.Voce acertou indo para Portugal.
    Paisagens lindas, locais inesquecíveis. Realmente é um dos lugares da Europa onde se come bem e pode-se apreciar os deliciosos pastéis de Belém ( nós tbém fomos comê-los nesse lugar). As fotos estão lindas...deu saudades da terrinha.E onde será o próximo passeio? Paris,
    talvez ou la bellissima Itália? Um beijo carregado de amor e saudades.

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos, Flá!!!

    Dá vontade mesmo de conhecer Portugal. Td mundo que vai, quer voltar!

    Saudades!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ora gaja, comeste sardinha na brasa original? Hummm!! Traz para o Papi na bagagem. hahaha! E ve se come direito. Aqui no Brasil, em Atibaia antigamente tinha o legítimo Pastel de Belém, não sei se ainda tem. Quando você voltar vamos até lá conferir. Beijosssss!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Flavinha meu amor, hoje já é dia 7 e estamos sem notícias. Vai viajar este fim de semana? Te amo amor. Estaremos em Guararema neste fim de semana.Bjs saudosos da tia.

    ResponderExcluir